Orçamento

Aquecimento Solar Térmico

Quando a insolação não for suficiente para o aquecimento da água, o sistema de apoio elétrico ou a gás deve ser acionado. Se você adquirir um Controlador Eletrônico da Heliotek, pode programar o horário que deseja água quente para o seu banho com toda comodidade e economia: o controlador só aciona o sistema de apoio quando realmente necessário e de forma automática: não é preciso ligá-lo manualmente.
Com o uso do aquecedor solar, a temperatura da água dependerá de fatores como região, tecnologia, equipamento instalado e condições climáticas. A temperatura máxima pode chegar a 90 °C. De forma geral, a temperatura produzida pelo sistema solar estará acima da ideal para uso, sendo necessário o uso de misturadores de água fria para obter a temperatura desejada.
Os reservatórios térmicos da Heliotek foram projetados para oferecer os menores índices de perda de energia, garantindo água quente por muito mais tempo, mesmo em períodos noturnos. Se necessário, a temperatura poderá ser complementada através do sistema auxiliar elétrico.
O sistema auxiliar padrão possui uma resistência elétrica de potência reduzida, que varia de 1,5 kW a 3,5 kW. Em função disso, estima-se que o consumo será de no máximo 3,5 kW por hora.
Sim, pode ser feita a instalação de mais coletores se houver espaço disponível no telhado. Neste caso, o aquecimento ocorrerá com uma velocidade maior e elevará a temperatura da água. Pode ser uma boa alternativa em dias mais frios, quando a incidência solar seja insuficiente ou quando houver maior demanda de água quente. Sempre é possível, depois de feito o dimensionamento inicial, programar a inclusão de novos coletores ou reservatórios. Para mais informações, entre em contato com o representante Heliotek da sua cidade.
Recomenda-se a ampliação da área de coletores solares para compensar as possíveis perdas. A Heliotek possui profissionais especializados no dimensionamento do sistema de aquecimento solar. Converse com o representante Heliotek e ele oferecerá a melhor solução para o seu caso.
Considerando um consumo mensal de cerca de 220 kWh/mês (média da região sudeste por residência), estima-se que a recuperação da quantia investida acontecerá entre 24 e 36 meses após a compra.
A vida útil estimada dos aquecedores solares Heliotek é de 20 anos.
Sim, porém vale lembrar que para evitar excessivo aumento no consumo de energia é importante utilizá-lo na posição “verão” (desligado). O mais indicado seria o uso de chuveiros inteligentes, com controles digitais de temperatura, que evitam o desperdício, utilizando somente a energia necessária para complementar o aquecimento da água.
Sim. Você pode optar por um aquecedor a gás de passagem para completar o aquecimento da água nos dias frios ou de baixa insolação. Para mais informações, entre em contato com o representante Heliotek da sua cidade.
Para manter a eficiência dos coletores solares, é necessário limpar os vidros ao menos duas vezes ao ano. Recomenda-se fazer a limpeza nos meses de abril e julho (época de menor radiação solar). O ideal é lavá-los com água e sabão neutro, sempre no começo da manhã para evitar choque térmico e, consequentemente, a quebra do vidro.
Em regiões onde há ocorrência de geadas, a água que está dentro dos coletores pode congelar, provocando a quebra do equipamento. A Heliotek desenvolveu o K2, exclusivo sistema de aquecimento solar com garantia total contra congelamento. O único sistema com 100% de garantia contra congelamento é uma exclusividade da Heliotek no Brasil.
Embora o sistema auxiliar elétrico seja automático, o mesmo deve estar sempre desligado e ser ligado somente quando necessário, para evitar que o seu acionamento ocorra em momentos desnecessários.
A Heliotek possui os coletores solares para piscina HelioPP, que foram projetados para atingir sua máxima eficiência em altas vazões de água e temperaturas pouco superiores ao ambiente (26 °C ~ 32 °C), condição padrão para conforto em piscinas.
O aquecedor solar Heliotek é projetado para o aquecimento direto da água e não é capaz de gerar energia elétrica. A tecnologia que utiliza o Sol para gerar energia elétrica é conhecida com fotovoltaica. A energia do sol é captada pelos coletores solares Heliotek, que transformam a radiação solar em calor, aquecendo a água que está dentro do coletor. A água é transportada por uma bomba ou termossifão através da tubulação até o reservatório, que a mantém aquecida.
Não. O HelioPP é dimensionado para aquecer a água de piscinas, sua temperatura limite de aquecimento é de 35 °C.
Sim, isso é normal. A água que se forma ao redor da bomba de calor é gerada pelo processo de condensação que ocorre no interior do equipamento. 
Para evitar a perda térmica para o ambiente, o que reduz a temperatura da piscina.
A cada seis meses, o reservatório térmico deve ser drenado para eliminar as impurezas provenientes da água.
O ânodo ou ânodo de sacrifício é uma peça que auxilia na conservação de seu reservatório. Sua função é evitar a corrosão no interior do reservatório térmico, sendo corroído no lugar dele. Verifique o estado do ânodo a cada seis meses e troque-o se estiver corroído.
Para evitar que um possível vazamento provoque infiltrações na laje. A base com sistema de escoamento direcionará a água do vazamento para um local apropriado.
Além de ser um excelente condutor de calor, o tubo de cobre suporta elevadas temperaturas de água e pressão, até mesmo a água em estado de ebulição. Assim, ele oferece mais resistência ao rompimento e previne vazamentos de água.
Com a superfície suja, os coletores solares perdem eficiência, desperdiçando a energia solar. Se estiverem instalados no centro da cidade, por exemplo, a limpeza deve ser realizada com mais frequência do que em uma casa de campo, que não sofre tanto a ação da poluição.
Todo projeto de aquecimento solar deve prever um sistema de apoio para os dias de pouca insolação, seja ele composto por chuveiro elétrico, aquecedor de passagem a gás ou reservatório com resistência elétrica. A escolha do sistema depende do objetivo do cliente. Se a preocupação é o consumo de água, o cliente deve optar pelo sistema de apoio com chuveiro elétrico, pois exige pouca vazão de água. Se o objetivo é reduzir os gastos com energia elétrica e garantir o conforto, ou seja, a vazão de água, deve optar pelo apoio a gás ou reservatórios com resistência elétrica.
Verdade - O sistema de aquecimento solar é composto pelo coletor solar e reservatório térmico, onde fica armazenada toda água quente gerada em dias ensolarados. Com isso, nos dias frios, à noite ou quando não houver insolação, a água quente estará armazenada e pronta para ser usada.
Depende - Quando chove não há radiação solar, portanto o aquecedor solar não funciona. Nos dias nublados ainda há radiação solar para o aquecimento, porém com menos eficiência que nos dias ensolarados. Como sempre é instalado um apoio (elétrico ou à gás) nos aquecedores solares, o aquecimento de água é garantido em qualquer situação.
Mito - Nas casas o aquecedor solar pode ser instalado mesmo depois de terminada a construção. Só é preciso verificar a possibilidade de se fazer as adaptações necessárias (telhado, instalações hidráulicas, etc.) para viabilizar a montagem do sistema.
Verdade - A partir de 10/07/2014 somente coletores solares certificados pelo Inmetro poderão ser fabricados ou importados. O varejo terá até 10/07/2014 para escoar produtos sem o registro. A partir de 11/07/2015 somente coletores solares certificados poderão ser comercializados.
Mantendo a piscina pré-aquecida durante a semana e apenas aumentando a temperatura no final de semana, há uma significativa economia de energia, pois o trabalho exigido do equipamento será menor.