Evite o superdimensionamento

Dimensionamento na medida exata do seu conforto e segurança

Você sabia que o superdimensionamento do aquecedor solar pode causar danos aos equipamentos e também riscos à sua saúde?

RELEASE

Evite o superdimensionamento

O superdimensionamento, a primeira vista, pode parecer atrativo para quem quer aquecer a água para o banho de maneira mais rápida, sendo necessário apenas realizar um investimento maior na aquisição do produto. Porém, muitos se esquecem de que além do aumento no investimento, o superdimensionamento do sistema de aquecimento solar também traz riscos à segurança dos usuários e compromete a eficiência e durabilidade do equipamento ao longo do tempo e além do mais, o dimensionamento correto de um sistema de aquecimento pode oferecer água quente para seu banho, mesmo em dias com pouca insolação.

Um aquecedor solar superdimensionado com mais coletores do que o necessário, por exemplo, certamente é capaz de produzir um volume de água maior em um período de tempo menor, no entanto, em instalações onde não há o consumo constante dessa água quente, que é o caso de residências, o sistema de aquecimento solar pode atingir um estado chamado “estagnação”.

A estagnação é a ausência de circulação da água dentro do sistema de aquecimento devido à impossibilidade de transferência de calor dos coletores para a água. A estagnação ocorre em momentos que não há consumo da água quente que está dentro do reservatório, dessa forma ele não é abastecido com água fria (da caixa d’água ou outra fonte de alimentação). Os coletores solares, por outro lado, continuam exercendo seu trabalho de aquecer a água que está no reservatório e sem essa mistura da água quente com água fria, vão aquecendo-a até que a temperatura da água contida no interior do reservatório se iguale à temperatura da água nos coletores.

Sem a diferença de temperatura entre a água contida no reservatório e a água contida nos coletores a água para de circular naturalmente dentro do sistema. Nesta situação, a temperatura do reservatório pode atingir até 100 ºC, colocando em risco a segurança de uma pessoa que possa utilizar o chuveiro nesse momento, ao receber um jato d’água nesta temperatura. A alta temperatura também pode acarretar danificação de componentes próximos dos coletores solares ou reservatório, que não suportem altas temperaturas como isolamentos, tubulações e válvulas.

Outro fator de risco é a pressão. Em temperaturas muito elevadas a evaporação da água aumenta, elevando a pressão interna do sistema, sendo capaz de danificar alguns trechos como soldas, conexões, causando vazamentos.

Ao comprar seu aquecedor solar, tenha em mente que o dimensionamento correto pode garantir água quente com muito conforto e garantir a eficiência do seu sistema por muito tempo. Faça o dimensionamento com especialistas no assunto, que ofereçam a solução adequada ao seu tipo de necessidade. A Heliotek possui uma ferramenta de dimensionamento para que você consiga ter uma prévia do tamanho de seu sistema e profissionais técnicos especializados para dimensionar o aquecedor solar ideal e garantir seu conforto, economia, com total segurança e durabilidade.

Aquecedor solar para banho | Aquecedor solar de piscina | Heliopool | Aquecedor de piscina | Heliotemp | Bomba de calor | Heliotemp | Bomba de calor | Heliomaster | Aquecedor solar compacto | Acessórios para aquecedor solar | Soluções para aquecimento solar residencial | Soluções para aquecimento solar comercial | Solução para habitações de interesse social

© Copyright 2013 - Bosch Termotecnologia Ltda.